Como foi o debate?

Postado por Ki Souza quinta-feira, 28 de junho de 2007

A mesa do debate que ocorreu na última terça-feira (dia 26) foi composta pelo professor Analdino Lisboa, o presidente do DEA Yuri Teixeira, o presidente da comissão especial professor Antonio Carlos Barbosa, o professor Joveniano Neto como mediador e a candidata a diretoria, a professora Solange Araújo.
Dentre muitos assuntos, a professora expôs mais uma vez suas propostas e respondeu às dúvidas e argumentos de alunos e professores. O debate, mediado pelo professor Joveniano Neto, foi dividido em duas partes: uma na qual a candidata respondia às perguntas que foram enviadas à mesa por escrito e outra na qual a platéia poderia fazer oralmente novas perguntas.
Leia a seguir uma síntese das perguntas e respostas feitas durante o debate:

(A) Social/humano

1. A candidata é a favor das cotas?
R: O acesso à faculdade deveria se dar por competência independente da raça, afinal somos todos afro-descendentes. O que se pode perceber é que existe uma falha no ensino fundamental que deve ser solucionada e não remediada na universidade.

2. E a assistência estudantil?
R: É necessária, claro. O RU, a Superintendência Estudantil, a bolsa Permanecer, dentre outras são ações que visam promover a assistência aos alunos.

3. Qual seria uma proposta de inclusão social?
R: O curso noturno, que possibilitaria aos estudantes que trabalham em tempo integral estudarem à noite e aos sábados, além da própria bolsa Permanecer, por exemplo.


(B) Infra-estrutura: instalações e equipamentos
1. O que você pensa sobre “abrir a gaiola” (relacionando com a biblioteca)?
R: É importante recuperar, atualizar e fazer com que a biblioteca funcione plenamente. Existem dois tipos de biblioteca: a fechada, onde o público solicita autores e/ou assuntos após uma consulta prévia ao sistema; e a aberta que permite livre acesso, os livros podem ser escolhidos e consultados livremente dentro da biblioteca. No caso da nossa faculdade, o segundo modelo seria mais democrático e adequado considerando o perfil do alunado.

2. O que fazer com a Casa Rosa?
R:
Já mudei de idéia algumas vezes sobre o que fazer com a Casa Rosa. Primeiro, entendia pela sua restauração para servir como memorial da antiga casa de fazenda que existia anteriormente à faculdade. Em um segundo momento, ponderei pela sua derrubada pelo alto custo no processo de revitalização. Hoje, pensa-se em propostas para revitalizar novamente. É um caso delicado que deve ser discutido com a comunidade.

3. Como solucionar o problema dos computadores?
R:
Buscar emendas parlamentares, projetos encaminhados a instituições de fomento a pesquisa e cultura para aumentar o número de computadores e melhorar questões de infra-estrutura. Seria possível também desenvolver um sistema de controle dos laboratórios, da biblioteca, dentre outros apoios através do uso de bolsas tendo alunos como supervisores.

4. Quais seriam outras propostas de melhoria de instalações?
R:
Melhoria das salas de aula e suas divisórias, criação de laboratórios de expressão, maquetes, estruturas, melhoria dos sanitários, dentre outros espaços.

(C) Administração
1. A secretaria única só atende aos chefes e professores. E os alunos?
R:
É preciso rever o sistema da secretaria única, treinamentos e cursos de qualificação para servidores e instituir concursos públicos.

2. O que fazer para melhorar os cursos de extensão?
R:
Divulgar mais os cursos de extensão e incentivar e estimular professores a oferecerem e alunos a participar.

3. E os professores substitutos?
R:
É preciso forçar o governo a criar concursos públicos. Também é necessário discutir a questão de professores equivalentes, relação atualmente criada pelo governo federal, para não nivelá-los a professores em regime de 20h, mais voltados a dar aulas. Temos que investir em docentes de regime integral ou seja aqueles dedicados a realização de pesquisas, extensão e na produção interna da faculdade.


A eleição ocorre nos dias 28 e 29 de junho das 9h às 18h, em frente à biblioteca da faculdade. Os alunos, professores e servidores podem votar na candidata única ou escolher anular o voto.

contato: ericamoniquez@hotmail.com

Produzido por Bruno e Thomé.

Produzido por Larissa Costa e Mariana Silva.

Produzido por Murilo Vilaronga e Rui Ribeiro.

Produzido por Aleth Valverde e Felipe Jacobina.

Produção de Matheus Lins e Virgínia Letícia.

Produzido por Daiana Fernandes, Tatiane Ribeiro e Vanessa Andrade.

Produzido por Fabiane e Luana

Marcel Silva e Ana Carolina Gouveia

Produzido por Aloísio Antônio

Produzido por André Meireles Barbosa e Rogério Suzart

Equipe de Carolina dos Anjos, Priscila Mascate e Raimunda Rosário.

Produzido por Flávia Oliveira, Marcio Barreto e Renata Vieira.

Produzido por Rodrigo Mendonça e Alexandre Rosier.

Produzido por Suellen Santana, Thaís Carmo e Vanessa Sosnierz.

Vídeo sobre o bairro Santo Antônio, do grupo Carol Gargur, David Telles e Rodrigo Felix.

Realizado por Andrié Silva e Rodrigo Motta.

Por Gabriel Nery e Ludmila Lemos

Por Felipe Queiroz e Maria Clara Tarrafa

Vídeo produzido por Carolina Gomes e Bárbara Ariela da Silva Leite.

Em http://nossoatelier3.blogspot.com/ search/label/Oficina%20de%20video
Vídeos produzidos no Atelier 3 , de Ariadne, ano passado.

Followers