Com a intenção de ampliar o conceito de formação superior e adequar o curso de graduação ao verdadeiro papel da universidade, de formação profissional, produção de conhecimento e retorno desse conhecimento à sociedade (ensino, pesquisa e extensão), a Ufba estabeleceu que, a partir de 2008, além de cumprir as matérias obrigatórias e optativas do currículo, os estudantes de graduação, para se formarem, têm que obter 150 pontos de "Atividades Complementares".
Essas atividades são experiências extra-curriculares de aprendizagem, que incluem iniciação científica, monitoria, participação em eventos e palestras (como ouvintes ou organizadores), participação em concursos, produção de trabalhos científicos, representação estudantil entre outras.
Cada tipo de atividade complementar corresponde a uma quantidade de pontos que ao final do curso devem somar 150 pontos (na verdade 150 pontos é muito ponto pois são raras as atividades que passam, por exemplo, de 20 pontos).
Os alunos que entraram em 2008 já estão submetidos a esse sistema e precisam correr atrás dessas atividades para não terem problemas com a formatura. Tentem reunir os certificados das atividades das quais tenham participado e busquem o Colegiado para saber mais a respeito.
Estamos nos informando melhor sobre esse assunto para poder ajudar a quem tiver alguma necessidade e postaremos também, em breve, a resolução que normatiza o funcionamento disso, inclusive com a relação de diversos tipos de atividade complementar e quantos pontos valem.
E os alunos que entraram antes de 2008? Também devem ter essa mesma quantidade de pontos?