Braskem e o Fronteiras
A Braskem tem orgulho de ser uma empresa socialmente responsável, guiada pelos valores da sustentabilidade empresarial, e lidera um amplo programa de responsabilidade social nas comunidades onde atua, com foco em Educação Ambiental, Inclusão Social e Promoção Cultural.
São esses valores que promovem o nascimento do projeto Fronteiras Braskem do Pensamento, que surgiu em Porto Alegre, em 2007, através da Copesul, e que agora, em 2008, coloca também a Bahia no cenário dos grandes seminários internacionais. A jornada que ora se inicia estimulará o debate de idéias em torno do eixo conceitual focado na arte e na linguagem da cultura contemporânea, num grande fórum que promoverá entre os seus participantes novas reflexões sobre a visão e a relação do homem com o mundo.
Fronteiras Braskem do Pensamento
A cultura é uma forma de civilidade. O gosto pelas idéias, o encantamento da arte, a ausência do preconceito. Este é o sentido do Fronteiras Braskem do Pensamento. Um encontro de pessoas para ouvir e refletir sobre a criação artística e sobre os modelos estéticos que moldaram nossa forma de ver o mundo, nisto que chamamos de contemporaneidade. Não é um encontro marcado para terminar em algumas conferências. Ele se estende pela cidade, nas salas de aula, na imprensa, nos cafés e no silêncio do que escrevemos e pensamos.
O foco do Fronteiras este ano será o debate sobre “a arte e a linguagem na cultura contemporânea". Sem deixar de apresentar a discussão acadêmica, o Seminário amplia o espaço para a criação artística. Da Land Art de Christo e Jeanne-Claude ao minimalismo de Philip Glass. Por vezes dispensaremos as palavras. O que acontece na cena cultural do nosso tempo, seja no cinema, na música, na arquitetura, na literatura e nas artes visuais é a pergunta central.
Seminário Internacional
A edição 2008 pretende dar continuidade aos debates iniciados em 2007 na cidade de Porto Alegre, consolidando sua posição como um projeto de âmbito nacional dentro da cena cultural brasileira.
Um mesmo conceito interdisciplinar e uma mesma visão de diversidade vão nortear o conteúdo programado para as conferências neste segundo ano. Artes visuais, cinema, música, literatura e arquitetura são algumas das áreas do conhecimento que serão abordadas dentro de um roteiro que visa dar destaque às artes e ao pensamento contemporâneo, com foco no multiculturalismo, privilegiando pessoas que vivenciam o processo artístico em sua totalidade.
0 comentários